quarta-feira, 15 de abril de 2009

União Européia cria código de conduta "Anti Bullying"



A União Européia cria o "código de conduta voluntário" assinado entre sites de relacionamentos que visa controlar e diminuir as ocorrências de bullying na internet.
Mais de 15 redes sociais mundiais assinaram este pacto, incluindo Google/YouTube, Myspace e Facebook.
Muitos adolescentes no Brasil e no mundo são víimas do cyber bullying (o bullying praticado na internet).
O cyber bullying ocorre quando pessoas publicam na internet fotos, apelidos, gozações, difamações, e outros tipos de chacotas referentes a uma pessoa da qual queiram fazer tais agressões a ponto de humilhar a vítima.
Este tipo de violência acaba sendo tão cruel quanto o bullying praticado nas escolas, já que não possue barreiras que impeçam a agressão. A agressão é psicológica e a Internet serve de vitrine para a "ridicularização" das vítimas.
No Brasil ocorreu um caso em que um menino morador de uma cidade interiorana pequena teve sua imagem publicada em uma comunidade no Orkut. Quem publicou a foto do rapaz montou uma comunidade com o nome do garoto e algumas palavras que insinuavam que ele fosse homossexual.
As informações hoje em dia correm rapidamente sendo verdadeiras ou não. O fato é que o menino passou a ser motivo de gozação nos locais que frequentou a vida inteira.
Seus amigos, principalmente os meninos, não queriam mais andar com o rapaz. Sua vida em pouco tempo passou a ser torturante.
O final foi trágico. O rapaz não aguentou a pressão e, depois de ter sua vida invadida e exposta à cidade inteira, matou o criador desta comunidade.
Este acordo entre os sites de relacionamento assinado na Europa chegou tarde demais para este e outros casos, porém é uma iniciativa (longe da ideal) que permitirá a redução do cyber bullying.
O acordo foi assinado em 10 de fevereiro deste ano e visa controlar a intimidação virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário